CONTINENTE AFRICANO MARCA PRESENÇA NO XIII FESTMAR – grupo Kenghelekedze de Moçambique acaba de se inscrever

O continente africano marcará presença no XIII FESTMAR – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RUA DO ARACATI-CE, com a peça Ndzumba Moçambique, da Companhia teatral Kenghelekedze, de Maputo, capital de Moçambique.

De acordo com Paulo Zunguene, diretor do espetáculo, “Dzumba Moçambique é uma obra de fusão de várias artes performativas que expõem a diversidade cultural Africana.  Explora a música tradicional Moçambicana, com instrumentos tradicionais, e usando as bolas de malabarismo no lugar das baquetas,  toca tambores em acompanhamento ao ritmo da mbila (timbila-xilophone) e malabar com instrumentos de percussão fina (ex: magoche);

Paulo Zunguene acrescenta que o espetáculo  é uma viagem poética, em fusão com o canto, numa representação dramática para fazer o público vivenciar as noites de luar e das lareiras na África;  usa ilusionismo (magia) para trazer o momento de fogo em cena, explorando os números da manipulação do fogo, onde a mímica e as danças tradicionais servem de base no contracenar do Trio e as andas (pernas de pau) trazendo as imagem de seres extraordinários”.

A Companhia Kenghelekedze, com sede na cidade de Maputo – Moçambique (África) é um coletivo de artistas multidisciplinares, na sua maioria que se dedica à pesquisa e prática de várias linguagens das artes performativas (teatro, circo, dança, artes de rua e música de percussão) nas suas diversas formas de expressão estética firmando-se mais nas expressões e diversidades dos valores culturais e artísticos Moçambicanos como forma de preservá-los e expô-los ao consumo público nacional e internacional.

Esta companhia foi criada pelo artista multidisciplinar Paulo Xavier Zunguene que, com 30 anos de experiência artística, mantém um trabalho contínuo de investigação, produção, montagens e apresentações de espetáculos nos mais diversos estilos e técnicas. Também realiza Cursos, oficinas e workshops. A companhia é agenciada pela Timbila Café, EI – agência promotora de espetáculos e criatividade.

O XIII FESTMAR vai acontecer de 14 a 18 de maio de 2024, na histórica cidade de Aracati, no Ceará, cidade que fica a 150 km da capital Fortaleza. A programação do festival constará de espetáculos gratuitos e ao ar livre, durante os 5 dias do festival, contando com a participação de grupos teatrais de todo o Brasil, bem como de países da América Latina e África. A organização espera um público de aproximadamente 25 mil espectadores em todo o festival.

Depois de passar alguns anos sem se realizar, por absoluta falta de apoio, XIII FESTMAR – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RUA DO ARACATI, está de volta graças ao patrocínio do FUNARTE, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Informações acerca do XIII FESTMAR com Chico Izidório, coordenador do evento, pelo seguinte e-mail: xicoizidioteatro@gmail.com.

    XIII FESTMAR – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RUA DO ARACATI

REALIZAÇÃO

APOIO CULTURAL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *