COMO SER UM LÍDER ACIMA DA MÉDIA?

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Veja 05 dicas de ouro[1]

Professor Tinoco Luna[2]

A crise pela qual estamos passando não é apenas econômica, é também de talentos. Segundo a Revista Exame, para 72% dos altos executivos brasileiros nosso país vive um verdadeiro apagão de talentos e, como reflexo desse quadro, cerca de 80% das pessoas não encontram motivação para trabalhar.

Precisamos, urgentemente, formar Líderes extraordinários que, com criatividade, inovação, competência e motivação, levem nossas empresas, e nossa sociedade, a vencer os grandes desafios e ocupar espaços importantes na acirrada competitividade dos tempos atuais.

Este artigo, fundamentado no que há de mais atual nos estudos sobre liderança, traz 5 dicas fatais para quem deseja ser um Líder acima da média, se destacar na multidão e contribuir para vencermos a crise. Então, se você é chefe, gerente, coordenador, supervisor ou ocupa qualquer posição de liderança no seu ambiente de trabalho, esse artigo foi escrito para você.

Vamos às dicas, então?

DICA 01 – SAIBA O QUE É SER UM LÍDER EXTRAORDINÁRIO

Em todo agrupamento humano há sempre um líder. Foram os líderes que conduziram a humanidade ao longo de sua história até os dias de hoje. Liderar é uma das mais humanas das características do homo sapiens. Gandhi, Mandela, Luther King, e o maior de todos, Jesus, são exemplos de líderes.

Mas você não precisa ser nenhum destes para ser um líder que faz a diferença. Esse ebook jamais teria a pretensão de igualá-lo a essas figuras fora de série. Mas, na sua empresa e na sua família, por exemplo, você tem todas as condições de fazer a diferença e dar sua parcela de contribuição para o bem da sociedade e para o seu próprio bem. E fazer isso, nesse mundo conflituoso em que vivemos, não é pouco.

Para ser um Líder acima da média na sua empresa, por exemplo, você precisará de três coisas: 1) criar Estratégias Vencedoras (EV) que, com criatividade e inovação, conquistem espaço no mercado altamente competitivo atual; 2) montar uma Equipe Motivada (EM) composta de liderados que levem a frente as Estratégias Vencedoras e; 3) formar uma Equipe Competente (EC) que saiba fazer o que é para ser feito. Este, sem dúvidas, é o primeiro passo para você se transformar num Líder extraordinário.

DICA 02 – ANTES DE LIDERAR OS OUTROS APRENDA A LIDERAR A SI MESMO

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”. Dita por Sócrates, o mais sábio de todos os filósofos gregos, esta frase mostra a importância do Autoconhecimento. Mostra que jamais iremos conquistar nossos objetivos no mundo exterior, se antes não conhecemos a nós mesmos.

Freud e Jung, os dois maiores gênios da psicanálise e da psicologia analítica, respectivamente, disseram que só temos conhecimento de 10% da nossa mente, e que, portanto, os 90% restantes pertencem a nosso inconsciente. O que acontece nos 10% da parte consciente de nossa mente, nós podemos controlar porque temos consciência do que se trata, porém, o que acontece nos 90% restantes, não temos chance nenhuma de corrigir, uma vez que é impossível concertar aquilo que não se conhece. Se for uma coisa boa que estejamos praticando, tudo bem, mas se for um comportamento prejudicial?

Só há um jeito de entrarmos nesses 90% de nossa mente inconsciente: é por meio das práticas de Autoconhecimento. Conhecendo melhor a nós mesmo, começamos a ter controle sobre o que antes era inconsciente, melhoramos como pessoa, crescemos profissionalmente e nos tornamos um Líder muito mais eficiente. Logo, antes de liderar os outros, precisamos aprender liderar a si mesmos; para isso, pratique o autoconhecimento: assista palestras, faça cursos, leia livros e artigos sobre o tema.

DICA 03 – DESCUBRA O TIPO DE LÍDER QUE VOCÊ É.

De acordo com a teoria DISC, desenvolvida pelo psicólogo norteamericano Dr. William Marston, a partir de sua obra “Emotions of Normal People”, existem quatro fatores de liderança que caracterizam os líderes; são eles: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C). Perceba que a inicial de cada uma dessas palavras forma a sigla DISC.

Apesar de estarem presentes, ao mesmo tempo, em todos os tipos de Líderes, geralmente um desses fatores prevalece sobre as demais. Por exemplo: dentre muitas outras marcas, os Líderes D são enérgicos, os I são bem relacionados, os S são planejadores e C são perfeccionistas. De um modo geral os Líderes D e C focam nos resultados, enquanto os I e S focam nas pessoas.

A teoria DISC oferece um Teste de Perfil comportamental que define com muita eficiência o tipo de líder que você é. Porém, antes de fazer esse teste, o que pode ser feito num curso de treinamento de liderança, você já pode, tentar autodefinir seu perfil de Líder.

Afinal, de acordo com as rápidas informações dadas acima, que tipo de líder você acha que é? Um D, um I, um S ou um C? Definir isso aí é muito importante, pois ao conhecer o tipo de Líder que você é, todo um trabalho de mudança dos seus comportamentos limitantes pode ser feito, no sentido obter os resultados que você espera de seus liderados.

DICA 04 – APRENDA A PRODUZIR RESULTADOS SATISFATÓRIOS

 

De acordo com Tony Robbins, o maior Coach do mundo, os resultados que obtemos são consequências dos nossos comportamentos e estes derivam diretamente da nossa mente. Por isso que ele diz que a mente é um “poder sem limites”, título, inclusive, de um de seus best sellers.

Então, se os resultados que obtemos são frutos do nosso comportamento, por uma questão de lógica, para produzirmos resultados cada vez melhores em nosso local de trabalho, precisamos, na condição de Líderes, melhorar os nossos comportamentos. Na dica anterior, mostramos como conhecer melhor nosso próprio comportamento através de práticas de autoconhecimento. Aí vem a pergunta que não quer calar: é possível melhorar o nosso comportamento para atingir os resultados esperados?

A ciência diz que sim. A neurociência mostra que comportamentos são conexões neurais que se formam no cérebro e que podem ser alteradas a partir de um processo de conscientização comportamental que tem quatro estágios: o 1º estágio é quando a pessoa não tem consciência ainda acerca de um comportamento inadequado que pratica; no 2º  já se tem consciência do comportamento inadequado, mas nada se faz para mudá-lo; no 3º, além de ter consciência, a pessoa está se esforçando para mudar e; no 4º, o novo comportamento já foi internalizado de tal forma que é praticado naturalmente sem nenhum esforço ou sofrimento.

Em síntese, aprender a produzir resultados satisfatórios é aprender a eliminar comportamentos  limitantes, inadequados ou improdutivos, bem como aprender a fortalecer os comportamentos positivos.

DICA 05 – PRATIQUE O NOVO PARADIGMA DE LIDERANÇA

James Hunter, em O monge e o executivo, diz que liderar é servir. Na verdade, essa ideia é uma adaptação do que já tinha dito, há dois mil anos, o maior líder que já existiu: em Mateus 20:26-27 Jesus deixou claro que quem quiser liderar aprenda primeiro a servir.

Não é à toa que o Cristianismo é o mais infalível empreendimento do mundo ocidental. Doze homens rudes, analfabetos e desprestigiados na sociedade da época, foram servidos pelo seu Líder por três anos e, a partir daí, estavam prontos para espalhar uma nova concepção de mundo pelos cinco continentes.

Quando as empresas se formaram seguiram a hierarquia militar: começava com os chefes, descia para os funcionários e, por último vinham os clientes; hoje, essa lógica está invertida e quem aparece em primeiro lugar são exatamente os clientes. No velho paradigma, o chefe era servido pelos liderados e clientes; no novo paradigma, não há mais o chefe, e sim o líder, cuja função é servir aos que o cercam.

Líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades de seus liderados; para liderar você deve servir. Sabendo disso, Wall Disney dizia: “Líderes, tratem os liderados como vocês gostariam que eles tratassem seus clientes”. E esta é a síntese do novo paradigma de liderança. Procure colocá-lo em prática.

RESUMO DAS 5 DICAS

DICA 01 – SAIBA O QUE É SER UM LÍDER EXTRAORDINÁRIO: crie Estratégias Vencedoras (EV), tenha uma Equipe Motivada (EM) e forme uma Equipe Competente (EC); DICA 02 – ANTES DE LIDERAR OS OUTROS APRENDA A LIDERAR A SI MESMO: Pratique o Autoconhecimento para saber lidar melhor com os outros e consigo mesmo; DICA 03 – DESCUBRA O TIPO DE LÍDER QUE VOCÊ É: Defina o seu perfil de Líder para saber se o seu foco é no resultado ou nas pessoas; DICA 04 – APRENDA A PRODUZIR RESULTADOS SATISFATÓRIOS: Elimine comportamentos limitantes e fortaleça atitudes positivas. DICA 05 – PRATIQUE O NOVO PARADIGMA DE LIDERANÇA: Entenda que liderar é servir e não ser servido.

Se você quer conhecer melhor nossas estratégias vencedoras, contrate a nossa Palestra sobre Liderança e Inteligência Emocional. É só fazer contato comigo, Professor Tinoco Luna, pelo e-mail professortinocoluna@gmail.com ou pelo fone 88 99853 3640.

 

REFERÊNCIAS

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. 16.ed. Companhia das Letras: São Paulo, 2018.

HUNTER, James. O Monge e o executivo. Sextante Editora. São Paulo: 2012

JUNG, Carl  Gustav. Os arquétipos e o inconsciente. 20.ed. Companhia das Letras, São Paulo: 2018.

KING, Lutter. Eu tenho um sonho: autobiografia de Martin Lutter King. 1963.

MARSTON, William. Emotions normal people. Lightning  source. New Yorh: 2007.

REVISTA EXAME (São Paulo). Qual é o perfil dos líderes brasileiros? Revista Exame, São Paulo, p.16-20, 29 nov. 2018. Semanal.

 

 

[1] Artigo produzido para divulgação da Palestra “ESTRATÉGIAS VENCEDORAS PARA LÍDERES ACIMA DA MÉDIA”: uma palestra sobre Liderança e Inteligência Emocional.

[2] Mestre em Linguística, Professor universitário, Palestrante Coach com MBA, Life Coach, Especialista em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior e graduação superior em Letras.

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