EM BREVE, NESTE BLOG, IREMOS MOSTRAR OS SEGREDOS PARA UMA REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEM. ESSE MATERIAL ESTÁ SENDO PRODUZIDO PARA SER LANÇADO EM BREVE. MAS ENQUANTO NÃO CHEGA, DÊ UMA OLHADINHA NA MATÉRIA ABAIXO!
Redação é a prova mais temida do ENEM. Milhares de estudantes tiram nota zero e são logo eliminados, enquanto outros não tiram zero, mas a nota é tão baixa que destrói toda a média das demais provas. Porém, o que muita gente não sabe é que a Redação não é nenhum bicho de sete cabeças; não é preciso ser escritor ou poeta para se dar bem na Redação, basta algumas técnicas que devem ser treinadas.
Em todo o país, apenas 53 alunos tiraram nota 1000 na redação do ENEM do ano passado, cujo tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Isabella Barros (foto acima), uma estudante de 17 anos do Piaui foi um desses alunos. Veja abaixo, na íntegra, a redação que ela fez:
Na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, o realista Machado de Assis expõe, por meio da repulsa do personagem principal em relação à deficiência física (ela era “coxa), a maneira como a sociedade brasileira trata os deficientes. Atualmente, mesmo após avanços nos direitos desses cidadãos, a situação de exclusão e preconceito permanece e se reflete na precária condição da educação ofertada aos surdos no País, a qual é responsável pela dificuldade de inserção social desse grupo, especialmente no ramo laboral.
Convém ressaltar, a princípio, que a má formação socioeducacional do brasileiro é um fator determinante para a permanência da precariedade da educação para deficientes auditivos no País, uma vez que os governantes respondem aos anseios sociais e grande parte da população não exige uma educação inclusiva por não necessitar dela. Isso, consoante ao pensamento de A. Schopenhauer de que os limites do campo da visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo que a cerca, ocorre porque a educação básica é deficitária e pouco prepara cidadãos no que tange aos respeito às diferenças. Tal fato se reflete nos ínfimos investimentos governamentais em capacitação profissional e em melhor estrutura física, medidas que tornariam o ambiente escolar mais inclusivo para os surdos.
Em consequência disso, os deficientes auditivos encontram inúmeras dificuldades em variados âmbitos de suas vidas. Um exemplo disso é a difícil inserção dos surdos no mercado de trabalho, devido à precária educação recebida por eles e ao preconceito intrínseco à sociedade brasileira. Essa conjuntura, de acordo com as ideias do contratrualista Johm Locke, configura-se uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que tais cidadãos gozem de direitos imprescindíveis (como direito à educação de qualidade) para a manutenção da igualdade entre os membros da sociedade, o que expõe os surdos a uma condição de ainda maior exclusão e desrespeito.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que a Escola promova a formação de cidadãos que respeitem às diferenças e valorizem a inclusão, por intermédio de palestras, debates e trabalhos em grupo, que envolvam a família, a respeito desse tema, visando a ampliar o contato entre a comunidade escolar e as várias formas de deficiência. Além disso, é imprescindível que o Poder Público destine maiores investimentos à capacitação de profissionais da educação especializados no ensino inclusivo e às melhorias estruturais nas escolas, com o objetivo de oferecer aos surdos uma formação mais eficaz. Ademais, cabe também ao Estado incentivar a contratação de deficientes por empresas privadas, por meio de subsídios e Parcerias Público-Privadas, objetivando a ampliar a participação desse grupo social no mercado de trabalho. Dessa forma, será possível reverter um passado de preconceito e exclusão, narrado por Machado de Assis e ofertar condições de educação mais justas a esses cidadãos.
Nossa preciso, tirar também nota mil no enem.texto perfeito
Obrigado, Janayna, por participar do nosso blog. Torcemos e acreditamos que você possa sim tirar sua nota 1000 na redação do ENEM. Muito boa sorte!