VEM AÍ O E BOOK MAIS ESPERADO DO ANO! Melhor ainda: será gratuito. Aguarde!

OS SEGREDOS DA REDAÇÃO DO ENEM: VEJA COMO FEZ QUEM TIROU NOTA 1000. Este e book, totalmente gratuito, mostrará como alunos que tiraram a nota máxima da redação do ENEM fizeram esta prova. Não serão dicas como aquelas que costumamos ouvir na mídia, tais como leia muito, se alimente bem e etc.  Neste material você verá 10 redações nota 1000 comentadas e a análise passo a passo de como foram escritas. O e book está quase pronto. Aguarde o lançamento em breve! Basta acompanhar o professor Tinoco Luna nas redes sociais!

O TCC E AS NORMAS DA ABNT: DESCOMPLICANDO.

Leia o texto abaixo e, para mais informações sobre TCC, clique em https://go.hotmart.com/B7591078L

Depois que você escreve todo o seu TCC, uma dificuldade que muitas vezes surge, é quando você vai colocar tudo que escreveu nas normas da ABNT. E para complicar mais ainda, além da ABNT, toda Faculdade possui um Manual de Normas próprio que também deve ser seguido. Seguir essa normas é uma tarefa obrigatória, pois o TCC é um trabalho científico e, devido a essa sua natureza, precisa estar nos padrões acadêmicos.

Uma noticia boa que trazemos para você neste artigo é que de nada adianta querer decorar todas as normas da ABNT e do Manual de sua Faculdade, pois, o que você efetivamente utiliza de normas em um  TCC não passa de seis itens. A rigor, as Normas da ABNT que são efetivamente utilizadas em um TCC, dizem respeito basicamente a:

1)Tamanho da letra;

2)Espaços entre linhas;

3)Margens do texto;

4)Citações de autores;

5)Numeração das páginas;

6)Referência.

Vamos mostrar, resumidamente, como se faz essa normatização:

1)A letra é de tamanho 12 e a fonte é Times New Roman ou Arial;

2)Os espaços entre as linhas é 1,5;

3)As margens são: 3cm para as margens superior e esquerda e 2cm para as margens inferior e direita;

4)As citações de autores feitas no texto do TCC são colocadas no sistema AUTOR – DATA – PÁGINA e podem aparecer de dois modos. Veja os exemplos:

  • Modo 1: com o nome do Autor fora dos parênteses:

Ex.: Segundo Pereira (2008, p. 150) “todos devem utilizar bem o tempo que dispõe”.

Modo 2: com o nome do Autor dentro dos parênteses:

Ex.: “Todos devem utilizar bem o tempo que dispõe” (PEREIRA, 2008, p.150).

Observe que, quando colocado dentro de parênteses, o nome do Autor deve ser com letras maiúsculas. Mas não se estresse! Você pode utilizar qualquer uma das duas que estará certo. Ficou melhor assim?

Outro dado a ser observado nas citações é o tamanho das letras:

  • Se a citação for de até três linhas, ela fica no próprio texto e aparece entre aspas, com letras do mesmo tamanho das do texto. Veja o exemplo:

Travaglia (2002) diz que “é fundamental que toda prática de ensino pressuponha uma concepção de linguagem”, pois é esta concepção que irá determinar os mais diversos tipos de ensino em sala de aula [VEJA QUE O TRECHO ENTRE ASPAS É O QUE O AUTOR DISSE TEXTUALMENTE; COMO É INFERIOR A 3 LINHAS, FICA NO TEXTO NORMALMENTE E ENTRE ASPAS]

  • Porém, se a citação for superior a 3 linhas, deve vir separada do texto, com um recuo de 4 toques da margem esquerda, sem aspas, com tamanho 10 e espaço simples entre as linhas.

5) A numeração das páginas é feita da seguinte forma:

  • Os números de cada página, são digitados no alto e do lado direito;
  • A numeração começa na página de introdução;
    • Observações:
    • Se houver outras páginas antes da página em que aparece a introdução, essas páginas contam, mas não são numeradas;
    • Se seu trabalho tiver capa (algumas faculdades possuem manuais que exigem capas), esta capa não entra na contagem das páginas

6) Referências

  • As Referências são aquelas listas de autores e obras que aparecem no final dos artigos, livros e etc;
  • As Referências são obrigatórias; todo autor citado ao longo de um trabalho deve ser referenciado no final;
  • Vamos trazer, em breve, outro artigo sobre como fazer as Referências, porém, hoje, existem os mecanismos online de referências de várias universidades públicas que fazem esse trabalho de graça para você. Vou citar aqui um muito bom que é o da Universidade Federal de Santa Catarina. É só acessar  http://www.more.ufsc.br/ e seguir as instruções que sua Referência já sai prontinha.

Para mais informações sobre TCC, clique em https://go.hotmart.com/B7591078L

 

UMA REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEM

EM BREVE, NESTE BLOG, IREMOS MOSTRAR OS SEGREDOS PARA UMA REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEM. ESSE MATERIAL ESTÁ SENDO PRODUZIDO PARA SER LANÇADO EM BREVE. MAS ENQUANTO NÃO CHEGA, DÊ UMA OLHADINHA NA MATÉRIA ABAIXO!

Redação é a prova mais temida do ENEM. Milhares de estudantes tiram nota zero e são logo eliminados, enquanto outros não tiram zero, mas a nota é tão baixa que destrói toda a média das demais provas. Porém, o que muita gente não sabe é que a Redação não é nenhum bicho de sete cabeças; não é preciso ser escritor ou poeta para se dar bem na Redação, basta algumas técnicas que devem ser treinadas.

Em todo o  país, apenas 53 alunos tiraram nota 1000 na redação do ENEM do ano passado, cujo tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.  Isabella Barros (foto acima), uma estudante de 17 anos do Piaui foi um desses alunos. Veja abaixo, na íntegra, a redação que ela fez:

Na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, o realista Machado de Assis expõe, por meio da repulsa do personagem principal em relação à deficiência física (ela era “coxa), a maneira como a sociedade brasileira trata os deficientes. Atualmente, mesmo após avanços nos direitos desses cidadãos, a situação de exclusão e preconceito permanece e se reflete na precária condição da educação ofertada aos surdos no País, a qual é responsável pela dificuldade de inserção social desse grupo, especialmente no ramo laboral.

Convém ressaltar, a princípio, que a má formação socioeducacional do brasileiro é um fator determinante para a permanência da precariedade da educação para deficientes auditivos no País, uma vez que os governantes respondem aos anseios sociais e grande parte da população não exige uma educação inclusiva por não necessitar dela. Isso, consoante ao pensamento de A. Schopenhauer de que os limites do campo da visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo que a cerca, ocorre porque a educação básica é deficitária e pouco prepara cidadãos no que tange aos respeito às diferenças. Tal fato se reflete nos ínfimos investimentos governamentais em capacitação profissional e em melhor estrutura física, medidas que tornariam o ambiente escolar mais inclusivo para os surdos.

Em consequência disso, os deficientes auditivos encontram inúmeras dificuldades em variados âmbitos de suas vidas. Um exemplo disso é a difícil inserção dos surdos no mercado de trabalho, devido à precária educação recebida por eles e ao preconceito intrínseco à sociedade brasileira. Essa conjuntura, de acordo com as ideias do contratrualista Johm Locke, configura-se uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que tais cidadãos gozem de direitos imprescindíveis (como direito à educação de qualidade) para a manutenção da igualdade entre os membros da sociedade, o que expõe os surdos a uma condição de ainda maior exclusão e desrespeito.

Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que a Escola promova a formação de cidadãos que respeitem às diferenças e valorizem a inclusão, por intermédio de palestras, debates e trabalhos em grupo, que envolvam a família, a respeito desse tema, visando a ampliar o contato entre a comunidade escolar e as várias formas de deficiência. Além disso, é imprescindível que o Poder Público destine maiores investimentos à capacitação de profissionais da educação especializados no ensino inclusivo e às melhorias estruturais nas escolas, com o objetivo de oferecer aos surdos uma formação mais eficaz. Ademais, cabe também ao Estado incentivar a contratação de deficientes por empresas privadas, por meio de subsídios e Parcerias Público-Privadas, objetivando a ampliar a participação desse grupo social no mercado de trabalho. Dessa forma, será possível reverter um passado de preconceito e exclusão, narrado por Machado de Assis e ofertar condições de educação mais justas a esses cidadãos.

 

O HOMEM QUE FOI ENFORCADO POR CAUSA DE UMA VÍRGULA

O HOMEM QUE FOI ENFORCADO POR CAUSA DA UMA VÍRGULA

Certa vez, numa guerra entre duas nações africanas que falam Português, um homem foi capturado pelo exército inimigo. Depois foi levado ao Tribunal Militar e condenado à morte. Porém, naquele país, para alguém ser executado era necessário o aval do Rei que tinha o poder de confirmar a condenação ou absolver o preso. Mas quando o Rei soube de quem se tratava teve um susto enorme: o preso, mesmo sendo seu adversário naquela guerra, era de uma família tradicional e levá-lo a forca poderia se transformar numa comoção nacional e mudar o resultado da guerra. O Rei, então, decidiu absolvê-lo e mandou imediatamente uma carta ao comando de suas tropas na qual manifestava sua decisão de soltar o preso. Porém, passados dois dias teve outro susto maior ainda: o homem havia sido enforcado mesmo. Furioso, o Rei chamou o seu comandante militar e pediu explicações. O comandante, então, mostrou-lhe a carta que tinha recebido na qual estava escrito assim:

O TRIBUNAL CONDENOU, EU NÃO ABSOLVO.

Lição de Português: O homem foi enforcado porque o Rei esqueceu de colocar uma vírgula depois da palavra NÃO. Entenderam?

 

CONHECENDO AS PARTES DE UM TCC

APRESENTANDO AS PARTES DE UM TCC – SEU PROTÓTIPO

Leia o texto abaixo e para saber mais clique em  https://go.hotmart.com/B7591078L

    “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.” (Sun Tzu)

Vamos começar pelo começo: para escrever um TCC a primeira coisa que se deve saber é quais são as partes que o compõe. Conhecendo-se cada uma dessas partes, e tendo-se uma ideia, mesmo que seja a grosso modo, de como se faz cada uma delas, fica mais fácil realizar a tarefa de elaborar o TCC como um todo.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do tipo artigo, como é o caso desse que faremos aqui, normalmente apresenta suas partes na seguinte ordem:

Título e subtítulo

Autor e Orientador

Resumo

Palavras-chave

Título e subtítulo (em língua estrangeira)

Resumo (em língua estrangeira)

Palavras-chave (em língua estrangeira)

Introdução

Metodologia

Desenvolvimento

  • Referencial Teórico
  • Análise dos Resultados da Pesquisa de Campo

Considerações Finais

Referências

Anexos e/ou Apêndices (se houver)

Importante: É bom sempre consultar o Manual de Normas para Trabalhos Acadêmicos de sua Faculdade, pois, em alguns casos, pode haver alterações na posição das partes que são traduzidas para língua estrangeira. Nada muito relevante.

Agora, veja abaixo o que você deve colocar em cada uma das partes de um TCC. Mas, por enquanto é só para saber. Lá na frente é que nós iremos começar a escrever mesmo.

Quando você for fazer o TCC você vai seguir o roteiro constante das orientações abaixo:

TÍTULO: SUB-TÍTULO

(Frase com no máximo 20 palavras e que deverá conter 03 elementos de uma pesquisa: um problema, um público-alvo que é afetado por esse problema e uma área de estudos onde se vai tentar soluções para esse problema)

Nome do autor (as) do trabalho

Nome do Orientador

RESUMO

(Texto de um só parágrafo, de 100 a 250 palavras, no qual se coloca o objetivo do trabalho, o problema, a metodologia, as principais obras consultadas ou o referencial teórico e, se possível, seus resultados/conclusões)

PALAVRAS-CHAVE: (De 4 a 6 palavras separadas por ponto. As mais importantes do texto)

1 INTRODUÇÃO

(Texto de três a cinco parágrafos, no mínimo, nos quais se mostra o que é o trabalho, sua finalidade, a justificativa, o objetivo geral, a pergunta norteadora, as obras consultadas, e faz uma síntese de cada uma das três seções que compõem o corpo do artigo)

TÍTULO E SUB-TÍTULO (em Língua estrangeira)

ABSTRACT (Resumo em Língua estrangeira)

KEY WORDS (Palavras-chave em Língua estrangeira)

2 METODOLOGIA

(Texto de no mínimo 02 parágrafos no qual se mostra como o trabalho foi feito: os tipos de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e o modo como as informações foram coletadas)

 3 REFERENCIAL TEÓRICO (O Referencial Teórico é a parte de seu TCC que é escrita com base na sua pesquisa bibliográfica. Sugestão: Divida a seção do Referencial Teórico em duas subseções, cada uma de 2 a 3 páginas, nas quais você expõe a sua pesquisa bibliográfica ou documental, ou seja, as teorias que você está utilizando. As subseções serão numeradas como 3.1 e 3.2)   

 4 ANÁLISES DA PESQUISA DE CAMPO (Como o próprio nome já diz, as Análises da Pesquisa de Campo é aquela parte que você escreve com base na pesquisa de campo, feita com a aplicação de questionários, entrevistas e etc. Sugestão: Texto de 3 a 4 páginas no qual se descreve e analisa os dados coletados e se apresenta os resultados da pesquisa de campo)

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS (Texto de dois a cinco parágrafos, no mínimo, no qual você diz de que tratou o trabalho, faz uma síntese do Referencial Teórico e da pesquisa de campo Mostra os Resultados da pesquisa (se tiver resultados conclusivos) ou as recomendações (no caso de não haver resultados conclusivos, como acontece na maioria dos casos).

REFERÊNCIAS

(Lista de todas as obras citadas no trabalho. Podem ser feitas consultando-se o site www.more.ufsc.br. Colocam-se os dados da obra e o site gera a referência)

 APÊNDICE (Se houver)

(Textos elaborados por você, como questionários de pesquisa, por exemplo)

ANEXOS (Se houver)

(Textos que não foram feitos por você e que servem para esclarecer melhor o trabalho, como um trecho de uma entrevista, por exemplo)

Mais informações sobre TCC acesse  https://go.hotmart.com/B7591078L